top of page
eita 1.png

O QUE DANÇAMOS!

Veja os nossos quadros, o que nós dançamos e encantamos. Basta clicar em cada imagem para ver a descrição de cada uma delas.

z_foto%20coco%203_edited.jpg

COCOS DE RODA

As batidas marcantes das alfaias, os rufados estridentes das caixas e maracas, marcam uma tradição que nós do Grupo EITA de Projeções Folclóricas, buscamos resgatar ao apresentar para o publico esta que é uma das maiores manifestações populares da nossa região.

Trazemos influência de vários Quilombos, a exemplo dos cocos entoados pelo saudoso Mestre Benedito de Cabedelo, pelas cantadoras de coco de Gurugi, dentre outras. Fazemos uma mistura de ritmos praieiros e sertanejos, todos oriundos de pesquisas, onde nossos brincantes puderam apreciar e vivenciar "in loco" em cada região apresentada.

Vamos "simbora" meu povo! Tem coco, catimba e ciranda! Viva a cultura popular!

z_foto%20salao%203_edited.jpg

SALÃO REGIONAL

Com o show intitulado ENCANTOS NORDESTINOS, o Grupo Eita de Projeções Folclóricas pretende instigar o público a uma grande viagem pelo nordeste brasileiro, em especial à nossa querida Paraíba. Através das danças, músicas e interpretações a serem apresentadas, enalteceremos as várias vertentes da cultura popular, proporcionando aos presentes um momento de reconhecimento de nossas origens e tradições. Outro fato marcante do nosso show é a interação com o público, mantendo acesa a tradição de que cultura se faz com o povo e para o povo.

Por fim, entendemos que é de nossa responsabilidade preservar, divulgar como também valorizar nossa cultura, e esta oportunidade é de grande importância para deixar marcado na memória das pessoas a importância da construção dos saberes culturais.

z_foto%20bumba%20meu%20boi%202_edited.jp

BUMBA QUE BUMBA MEU BOI

O show folclórico BUMBA QUE BUMBA MEU BOI instiga os expectadores a uma viagem pelas crenças e crendices da nossa região através da dança, trazendo marcas significativas do universo imaginário do nosso povo.
Em um universo em que o real e o imaginário não têm fronteiras definidas, a brincadeira do boi geralmente não é vista como uma expressão artística, mas como parte da vida da própria comunidade. Eis, então, o grande desafio: adaptar essa grande manifestação popular em um espetáculo cujas raízes são mantidas, modificando apenas a sua forma de organização e ideia central. O espetáculo é dedicado ao grande mestre João do Boi (in memóriam). De forma singela e respeitosa, resgata um pouco das loas e brincadeiras que este grande ícone da cultura paraibana nos deixou.

eita 27_edited.jpg

XAXADO DA PARAÍBA

O show folclórico MINHA VIDA É XAXAR! instiga os expectadores a uma viagem pelas andanças dos cangaceiros do bando de Virgulino Ferreira - o Lampião, pelo sertão nordestino através da dança, trazendo marcas significativas do universo imaginário do nosso povo em um universo em que o real e o imaginário não têm fronteiras definidas. Não nos limitamos apenas a mostrar os passos e coreografias. Nós aproximamos o público, relembrando fatos históricos que marcaram esta época tão importante para a história do nordeste e do Brasil. Eis, então, o nosso grande desafio em adaptar essa grande manifestação popular em um espetáculo cujas raízes serão mantidas, modificando apenas a sua forma de organização e ideia central.

bottom of page